O Reiki é uma técnica desenvolvida no Japão por Mikao Usui em 1992.
Mikao Usui era um homem comum, trabalhador e muito estudioso. Tinha conhecimentos sobre medicina, psicologia, religiões, metafísica e arte de adivinhação.
Teve muitos empregos e acabou trabalhando como chefe do departamento de saúde e previdência social.
Quando ficou mais velho decidiu ir em busca do seu propósito de vida e para alcançá-lo foi orientado a atingir um de um estado de consciência especial, chamado An-shin Ritsu-mei.
An-shin Ritsu-mei é um estado de iluminação que conecta o Ser Humano a uma paz profunda. Nessa paz profunda Mikao Usui descobriria seu propósito de vida.
Após muito tempo tentado atingir esse estado de iluminação sem sucesso, seguiu o conselho de seu mestre e foi para o monte Kurama yama, uma montanha sagrada em Kyoto, no Japão, meditar.
Depois de meditar em jejum por 21 dias, durante à noite, percebeu uma luz forte na sua direção. A luz entrou na sua mente pelo alto da sua cabeça. A sensação era como se tivesse sido atingido por um raio que o deixou inconsciente.
Na manhã seguinte acordou se sentindo revigorado, cheio de vitalidade. Percebeu que a experiência da noite anterior o levou a atingir o estado de iluminação que ele tanto buscara.
Ele estava tão entusiasmado e cheio de vida que desceu a montanha correndo para contar o ocorrido ao seu mestre.
No meio do caminho bateu o dedo do pé na raiz de uma árvore. Quando ele colocou as mãos no local sentiu uma energia curativa fluindo pelas suas mãos e seu pé melhorou.
Nesse instante percebeu que além de atingir o An-shin Ritsu-mei, conseguiu descobrir seu propósito de vida: curar as pessoas através de uma energia de alta vibração e a chamou de Reiki.
Em abril de 1922, montou em Tóquio a Usui Reiki Ryho Gakkai (Sociedade do Método Curativo Reiki Usui).
Entre 1922 e 1926 Mikao Usui desenvolveu a metodologia do Reiki, tratou muitas pessoas, formou mais de dois mil alunos e 21 mestres capazes de ensinar o método Reiki.
Um desses mestres, Chuijiro Hayashi, após a morte de Mikao Usui, criou sua própria escola e fez alterações no método Reiki para facilitar o seu aprendizado e a sua prática.
Chuijiro Hayashi escolheu uma de suas pacientes e alunas de Reiki para torná-la Mestre Reiki, com o propósito de trazer o Reiki para o Ocidente.
A pedido de Chuijiro Hayashi, a havaiana Hawayo Takata, trouxe o Reiki para o Havaí e de lá o Reiki se espalhou pelo mundo.
Em 1988, os Mestres Jason Thompson (norte-americano) e a Dra. Claudete França (primeira brasileira Mestre de Reiki) deram o primeiro curso de Reiki no Rio de Janeiro.